Vereadores do CHUI

Vereadores do CHUI
Diego, Zandonai, Valda, Alencar, Hugo (Presidente), Elisangela, Vera, Carlos e Luis

terça-feira, 19 de abril de 2011

ATA N° 009/2011

SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO CHUÍ, aos vinte e um dias do mês de março do ano de dois mil e onze, presentes os senhores vereadores: Carlos Henrique Segóvia, PP, Presidente; Hugo David Gonzáles Borges, Luis Alberto Soares e Elisangela Caetano Martinez, PP; Alencar Rocha Borges, PT; Diego Oliveira Mena; Valdaci Padão Garcia Campos e Paulo Gustavo Zandonai, DEM; e Vera Regina Ramirez Flores, PR. Verª. Valda: Solicita um minuto de silêncio em homenagem as vítimas dos desastres naturais no Japão.
Havendo número legal foram abertos os trabalhos, lida e aprovada a Ata da Sessão anterior.
EXPEDIENTE
Convocação da UVERGS para que as câmaras municipais mobilizem-se na busca de donativos para desabrigados de São Lourenço do Sul.
Processo número 042/2011. Pedido de Providências Nº 011/2011, de autoria dos vereadores Alencar Borges, PT e Luis Alberto Soares, PP, que propõe ao Poder Executivo a observação de cláusula contratual com a Unimed que prevê atendimento médico no posto de saúde até as 22 horas. À Ordem do Dia.
Processo número 043/2011. Indicação Nº 06/2011 de autoria do vereador Alencar Borges, PT, que propõe ao Poder Executivo emenda a Lei Nº 1257/2011, que altera a Lei Orgânica. À Ordem do Dia.
Processo número 046/2011. Indicação Nº 08/2011, de autoria do vereador Diego Mena, DEM, sugere a aplicação da Lei Federal Nº 12.291 de 20 de julho de 2010. À Ordem do Dia.
Processo número 047/2011. Indicação Nº 09/2011, de autoria do vereador Hugo David Borges, PP, que propõe ao Poder Executivo a contenção de gastos com a gestão pública. À Ordem do Dia.
Processo número 049/2011. Requerimento Nº 02/2011, de autoria do vereador Hugo David Borges, PP, que propõe a convocação do Secretário Geral de Governo para esclarecimentos nesta Casa. À Ordem do Dia.
Processo número 050/2011. Requerimento Nº 03/2011, de autoria da vereadora Vera Regina Ramires Flores, PR, que propõe Homenagem à Escola Marechal Soares de Andréa pela passagem de seus 70 anos. À Ordem do Dia.
ORDEM DO DIA
Processo número 037/2011. Projeto de Lei N° 014/11, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a Contratação Emergencial de 1 professor de séries finais de Língua Portuguesa. Parecer contrário do Relator da CCJ. Parecer favorável na CCJ, vereadores Zandonai e Elisangela. Verª. Vera: Pergunto ao presidente da CCJ se houve convocação formal do Secretário de Educação? Ver. Presidente: Não era necessária a convocação, pois é uma questão de bom senso do secretário. Por não ter encaminhado a convocação a tempo sugiro o adiamento da votação. Adiamento aprovado por maioria, votos contrários vereadores Zandonai, Diego e Vera.
Processo número 042/2011. Pedido de Providências Nº 011/2011, de autoria dos vereadores Alencar Borges, PT e Luis Alberto Soares, PP, que propõe ao Poder Executivo a observação de cláusula contratual com a Unimed que prevê atendimento médico no posto de saúde até as 22 horas. Ver. Alencar: Fiscalizando o Posto de Saúde constatamos que os médicos não permanecem no posto até às 22hs. Fomos dois dias seguidos às 19h30min e às 19h45min e não encontramos médicos, por isto encaminhamos este pedido de providências. Ver. Luis: O Conselho Municipal de Saúde informou que o contrato prevê médico até às 22hs, portanto queremos que a lei se cumpra. Verª. Valda: Concordo com os vereadores. Participei da reunião com o Conselho Municipal de Saúde e também fiz essa reivindicação. Outro dia liguei para o Posto de Saúde e às 19hs o médico plantonista já havia ido embora. A representante da secretaria de saúde no conselho municipal, informou que os médicos atendem apenas 12 fichas. Ver. Zandonai: O contrato prevê número de fichas? Ver. Diego: O Contrato prevê atendimento até às 22hs. O máximo que consegui enquanto Secretário de Saúde, foi a permanência de médicos até às 21hs.Ver. Hugo: Isto comprova a omissão do Poder Executivo, portanto,trata-se de improbidade administrativa. Passada a presidência ao vereador Diego. Ver. Carlos: Também estive na reunião do Conselho de Saúde. O contrato é claro e prevê permanência até às 22hs. Ver. Hugo: Inclusive houve apontamento do Tribunal de Contas devido à irregularidades na licitação que estabeleceu contrato com a UNIMED. Ver. Carlos: Sugiro que sejam realizados trinta atendimentos por noite. Ver. Zandonai: O estatuto dos médicos estabelece numero máximo de atendimentos. Ver. Diego: Estabelece que cada especialista tem um determinado número mínimo. Para pediatras são dez atendimentos no máximo. Verª. Elisangela: porque o vereador Diego Mena não resolveu o problema quando secretário de saúde. Ver. Diego: Quando estive a frente da secretaria, solucionei o problema descontando valores repassados à UNIMED em caso de descumprimentos de horários. Aprovado por unanimidade.
Processo número 043/2011. Indicação Nº 06/2011 de autoria do vereador Alencar Borges, PT, que propõe ao Poder Executivo emenda a Lei Nº 1257/2011, que altera a Lei Orgânica. Ver. Alencar: Queremos mudar a Lei que regulamenta o reajuste anual dos servidores. Relacionando o reajuste ao crescimento da economia, como foi feito a nível federal. Ver. Luis: Gostaria de assinar junto, pois sou autor com os vereadores Hugo e Carlos do projeto que estabelece a data base. Ver. Carlos: Também gostaria de assinar junto. Ver. Alencar: Convido todos os vereadores a assinar o projeto. Ver. Hugo: Espero que no próximo mês tenhamos o reajuste como prevê a lei. Caso contrário, teremos uma enxurrada de ações contra o Poder Executivo. Aprovada por unanimidade.
Processo número 046/2011. Indicação Nº 08/2011, de autoria do vereador Diego Mena, DEM, sugere a aplicação da Lei Federal Nº 12.291 de 20 de julho de 2010. Ver. Diego: O projeto sugere ao Poder Executivo que notifique os comerciantes, quando os mesmos não disponibilizam o Código de Defesa do Consumidor aos seus clientes. Ver. Hugo: Apoio o vereador Diego Mena porque sei de sua dificuldade em ver a Lei ser cumprida em nosso município por parte do Poder Executivo. Aprovada por unanimidade.
Processo número 047/2011. Indicação Nº 09/2011, de autoria do vereador Hugo David Borges, PP, que propõe ao Poder Executivo a contenção de gastos com a gestão pública. Ver. Hugo: Já discutimos na sessão passada a questão da possibilidade de contratação da primeira-dama para ocupar a secretaria de planejamento. Tendo em vista a imoralidade desta situação, proponho à casa a aprovação desta indicação. Ver. Alencar: Gostaria de assinar o projeto. Ver. Hugo: Sintam-se a vontade para assinar o projeto. Ver. Zandonai: Volto a frisar que o prefeito é quem decide quem vai ser convidado para ocupar as secretarias. Verª. Valda: Já que o executivo não pode repor o salário do funcionalismo devido à crise enfrentada pelo município, sou a favor da contenção de gastos públicos. Ver. Luis: A vice-prefeita que não tem atuado no município, poderia assumir uma secretaria, assim trabalharia em pró do município. Verª. Elisangela: Contendo despesas, poderíamos reajustar o salário dos servidores públicos municipais. Ver. Zandonai: Sou a favor do corte de despesas, mas contra a idéia do vereador Hugo de mandar na prefeitura. Passada a presidência ao vereador Diego. Ver. Carlos: Se pensamos em economia para o município, a vice poderia assumir uma secretaria, a exemplo do município de Santa Vitória do Palmar. Em breve faremos uma auditoria nas ligações telefônicas da Câmara para cortas despesas. Enquanto isso o prefeito quer acomodar a esposa. Aprovada por maioria. Votos contrários dos vereadores Paulo Gustavo Zandonai, DEM e Vera Ramires Flores, PR.
Processo número 049/2011. Requerimento Nº 02/2011, de autoria do vereador Hugo David Borges, PP, que propõe a convocação do Secretário Geral de Governo para esclarecimentos nesta Casa. Ver. Hugo: Minha paciência esgotou. O secretário de governo já foi convocado, não compareceu, mesmo sendo obrigado por lei a comparecer quando convocado. Temos vários problemas que não são resolvidos. Estatuto dos servidores públicos, plano de carreira do magistério, reajuste do salário dos conselheiros tutelares entre outros. Passada a presidência ao vereador Diego. Ver. Carlos: Em reunião com o vereador Luis pensamos em convocar um secretário a cada mês para prestar esclarecimentos quanto ao andamento das respectivas secretarias. Aguardaremos o secretário de governo. Ver. Luis: Acredito que nenhum vereador votará contra, porque apenas queremos tirar dúvidas com o secretário. Verª. Valda: Concordo plenamente com a convocação. Verª. Vera: acredito que não haverá problemas quanto à convocação do secretário. Inclusive o mesmo se disponibilizou a comparecer a Casa à tarde para prestar esclarecimentos. Ver. Carlos: Se o secretário não tiver tempo disponível durante as sessões ordinárias, poderemos convocar uma extraordinária. Verª Vera: O secretário tem um compromisso com a igreja que freqüenta nas segundas-feiras à noite. Ver. Diego: Quando fui secretário vim prestar esclarecimentos à Casa. Acredito que com o secretário Arionaldo Flores não será diferente. Verª. Valda: Protesto contra o presidente por não utilizar o mesmo critério de votação imediata, mesmo com ausência de vereadores no plenário. Aprovado por unanimidade.
Processo número 050/2011. Requerimento Nº 03/2011, de autoria da vereadora Vera Regina Ramires Flores, PR, que propõe Homenagem à Escola Marechal Soares de Andréa pela passagem de seus 70 anos. Verª. Vera: Dia 27 de março teremos um grande churrasco com a comunidade escolar. Sugeri a homenagem pois a primeira diretora da escola, professora Delícia, ainda vive, e deve ser homenageada em vida. Verª. Valda: Parabéns pelo projeto. Ver. Hugo: Parabéns pelo projeto. A escola foi muito importante para o desenvolvimento de nosso município. Lugar de construção de grandes amizades. Ver. Diego: Parabéns pela homenagem. Formei-me na escola junto com o vereador Zandonai e a professora Zaira. Ver. Zandonai: Parabéns pela homenagem. Ver. Alencar: Parabéns a vereadora Vera. Tenho belas recordações da escola. Verª. Vera: Os colegas podem ficar a disposição para propor homenagens a pessoas ilustres da comunidade escolar. Ver. Carlos: Gostaria de assinar o projeto. Verª. Elisangela: Parabéns os professores e à todos que fizeram parte da escola Marechal Soares de Andréa. Ver. Luis: Parabéns pelo projeto. Não estudei na escola, mas meu filho concluiu o Ensino Médio na escola. Passada a presidência ao vereador Diego. Ver. Carlos: Muito importante fazer esta homenagem. Lembro que conclui o Ensino Fundamental junto com a vereadora Elisangela. A escola faz parte de minha história. Espero que faça parte da história de meus filhos também.

E X P L I C A Ç Õ E S P E S S O A I S
Ver. Alencar: Na semana passada encaminhei demandas do município ao Deputado Estadual Alexandre Lindenmeyer. Em reunião com o Secretário de Saúde do Estado, o deputado Alexandre foi informado de que a governadora Yeda liberou SAMU para muitos municípios do interior que não tinham capacidade para manter o funcionamento da equipe necessária a seu funcionamento. Haverá uma reunião do secretário de saúde com os prefeitos dos pequenos municípios contemplados, inclusive com o prefeito do Chuí, para buscar solucionar o problema. Foi repassado ao deputado à pedido da diretora Sandra, o pedido de conclusão da obra do ginásio da escola Marechal, único ginásio público do município. O deputado terá uma reunião com o secretário de obras para buscar a solução dos problemas na RS669, Chuí-Barra. Eu e o deputado tivemos uma conversa com o Sr. Cleide, Gerente Regional da CEEE para buscar a solução para a conclusão da obra de iluminação da entrada da cidade, serão encaminhados os transformadores necessários para a obra. Ontem em Audiência Pública com a Líder do Governo Tarso Miriam Marroni na Câmara de Vereadores do Chuí reforcei os pedidos. A Bancada do PT na Assembléia Legislativa está trabalhando para solucionar os problemas de nossa comunidade. Verª. Valda: Parabéns à Nova Patronagem do CTG Querência do Chuí, Patrão Paulo Mena e Vice-patrão Cesar. Parabéns à todos que desfilaram na Escola de Samba Unidos da Portelinha neste carnaval. Parabéns aos vereadores que retiraram recursos do carnaval, pois realmente a organização do evento foi uma vergonha. Estávamos desde às 23hs aguardando para desfilar na sexta-feira. Várias crianças estavam aguardando. Crianças tiveram que dormir em cima de caminhões devido ao cansaço pela espera. Fizemos um protesto barrando um caminhão para agilizar nossa entrada na avenida. Funcionários da prefeitura desacataram o presidente da Escola de Samba Unidos da Portelinha e também me desacataram. Às 03h30min fomos chamados à desfilar. Me neguei a entrar na avenida porque várias crianças que iriam desfilar já estavam dormindo. Foi lamentável ter que esperar sete horas para desfilar. Também lamento ver que a escola local recebeu um recurso ínfimo enquanto a escola de samba de Pelotas recebeu mais de trinta mil reais de apoio. O Carnaval do Chuí só é bom para quem freqüenta os camarotes. O prefeito me explicou que o carnaval não teria atraso este ano, não foi o que constatamos na avenida. Peço desculpas a todos que aguardavam a Portelinha desfilar na sexta-feira. Não desfilamos porque não tínhamos condições físicas de desfilar. Espero que no próximo ano sejam retirados R$ 50.000,00 do carnaval. Ver. Alencar: Seu desabafo é muito importante e merece ser relato pela imprensa. Foi uma vergonha o que fizeram com os integrantes da Unidos da Portelinha. Ver. Valda: Procurei os meios de comunicação para fazer o protesto público, mas fui informada que não seria interessante fazer o protesto no momento da folia, para não estragar o evento. No sábado a corte recepcionou todos os grupos que se apresentaram menos a Escola de Samba Unidos da Portelinha. Tivemos vários problemas referentes as espumas. Representantes do carnaval de Pelotas agradeceu o apoio por participar do evento, mas na verdade receberam um grande valor para desfilar no Chuí. Ver. Carlos: Houve pagamento para transmissão do carnaval na televisão. Verª. Valda: Desconheço essa informação. Na próxima semana apresentarei um projeto para instalação dos projetos de iniciativa popular que necessita apoio de 5% da população para ser apresentado à Casa. Também farei a proposta de criação do Conselho da Cidade. Passada a presidência ao Vereador Diego. Ver. Carlos: Agradeço o convite do Presidente do PT do Chuí, Sr. Gilberto Pereira, que conduziu ontem na Câmara de Vereadores uma importante Audiência Pública com a Líder do Governo Tarso, deputada Miriam Marroni e com o deputado federal Fernando Marroni. Mesmo no domingo de carnaval os deputados estiveram a disposição da comunidade que pode reivindicar diversos benefícios para o município. Defendemos melhorias urgentes na estrada Chuí-Barra. O deputado Marroni informou que serão liberados em breve mais de oito milhões de reais do PAC para saneamento no município. Quanto ao carnaval. Desde os tempos que éramos distrito de Santa Vitória freqüento nosso carnaval, mas infelizmente a desorganização de nosso carnaval fez com que este ano, eu não participasse da folia, porque meu filho desfilaria na Unidos da Portelinha e devido ao atraso no horário do desfile da entidade, tive que voltar para casa, porque meu filho não tinha mais condições físicas para desfilar às 4hs. O carnaval é só para quem fica nos camarotes. E o valor pago à escolas de samba de Pelotas é uma afronta a população porque as mesmas no momento que desfilam, à altas horas da madrugada, não tem platéia alguma. Ver. Luis: Devido a estes motivos a população tem elogiado nossa atitude. Ver. Carlos: O valor pago por pessoas que queriam vender no carnaval é um absurdo. Posso afirmar que o carnaval do Chuí não visa mais atrair turistas. Visa apenas fazer a festa daqueles que freqüentam os camarotes. O absurdo foi tal que a Câmara de Vereadores recebeu apenas cinco ingressos para os camarotes do carnaval. Impossibilitando que os vereadores pudessem desfrutar do carnaval com sua família. O prefeito informou que se alguns deputados não viessem, os vereadores teriam lugar para suas famílias nos camarotes. Verª. Elisangela: Mesmo com a retirada de recursos do carnaval para a colocação de saibro nas estradas, o município não tem realizado esta colocação. Ver. Carlos: Temos aprovado vários projetos importantes para o município, como o pró-vias, mesmo assim as máquinas não foram adquiridas por falta de capacidade do Poder Executivo. Não votamos contra nenhum projeto importante para o município. O PP passará a adotar outra postura de agora em diante. Nossa paciência com o Poder Executivo chegou ao final. Fiscalizaremos as escolas municipais e somente aprovaremos contratações emergenciais se realmente as escolas necessitarem dessas contratações. Ver. Luis: Várias pessoas ligadas ao Poder Executivo fizeram duras críticas ao carnaval no Facebook. Ver. Carlos: Temos vários comentários que comprovam a desorganização do carnaval do Chuí no Facebook, inclusive por integrantes do Democratas. Esperamos que o povo no ano que vem, ano de eleição, não esqueça de todo o desrespeito com que o governo municipal vem tratando nossa população. Também espero que a vereadora Valda continue com o mesmo posicionamento no próximo ano, e não levante a bandeira do Democratas na próxima eleição. O carnaval do ano que vem deve ser mais econômico, já que é feito somente para pessoas de nossa região. Ver. Diego: Parabéns a vereadora Valda, estou do teu lado, concordo com a desorganização do carnaval. É triste ter que ver nossas crianças esperar até as quatro da madrugada para desfilar. Ver. Hugo: Me conforta a manifestação dos colegas, pois concordam comigo quando digo que este governo está rindo de nossa população. A única explicação para que alguns vereadores defendam o atual executivo são os interesses econômicos pessoais. Temos que exigir a imediata retirada do atual executivo. Verª. Elisangela: Quando tivemos a possibilidade de cassar o prefeito, vários vereadores votaram a favor do prefeito. Ver. Hugo: Com as provas que temos contra o prefeito. Precisamos apenas de seis votos na Câmara para exigir a cassação do prefeito. Não podemos mais pagar altíssimos valores para escolas de samba de outros municípios desfilarem para ninguém em nosso carnaval, enquanto nossa população permanece sem Estatuto do Servidor Público, Plano de Carreira do Magistério, Reajuste no salário dos Conselheiros Tutelares entre outras tantas necessidades de nossa população. Ver. Carlos: O problema não é apenas do prefeito, são de todo o partido e do grupo que o apóia, pois são coniventes com tudo isto. Ver. Hugo: Espero que nenhuma contratação irregular seja aprovada nesta Casa. Se houver uma nova CPI contra o Poder Executivo, devemos aprovar a cassação do prefeito. Como pode ser normal que uma vereadora do município possa defender a contratação da esposa do prefeito como secretária, depois de todo este deboche a população. Ver. Carlos: Há vinte minutos o Líder de Governo, vereador Zandonai abandonou a Sessão. Verª. Vera: Parabéns à minha sogra que está completando 71 anos. Parabéns à nova patronagem do CTG Querência do Chuí em nome do novo patrão Paulo Mena. Ver Luis: Seu Fadel Ali, que se diz jornalista, foi à mídia falar mal dos vereadores de oposição por terem retirados recursos do carnaval. Não compareci no carnaval, porém recebi muitos elogios da população por termos retirado recursos do carnaval para trazer benefícios à nossa população. Ver. Alencar: Enquanto o Fadel Ali falava mal de nossa atitude na mídia, várias pessoas nos cumprimentaram nas ruas por esta atitude. Ver. Luis: O executivo tem 365 dias para organizar o carnaval, mesmo assim a organização do nosso carnaval foi mais uma vez uma vergonha. Temos até entrevistas em jornais locais onde filiados do Democratas se prontificam a trabalhar de graça como Secretário de Esporte, Cultura e Turismo , devido a inoperância d atual secretário. No próximo carnaval devemos retirar mais dinheiro ainda do carnaval. Pois esse dinheiro faz muita falta para nossa população que permanece com ruas esburacadas. Parabéns as escolas de samba Portelinha, Juventude Unida e Jaula de lãs Locas. Parabéns a nova Patronagem do CTG, na figura do novo patrão Paulo Mena. Informo que as principais emendas que chegaram ao nosso município vieram via PP, PT e PMDB. Os deputados do DEM não encaminham nenhuma emenda. Ver. Hugo: Fico menos triste, porque pelo menos dois vereadores de situação, vereador Diego e vereadora Valda, não concordam mais com o desrespeito do Poder Executivo. Ver. Luis: Espero que a população chuiense pense bem em seus candidato para prefeito em 2012. Espero que percebam que os deputados do PP, PT e PMDB são os que estão trazendo recursos para o município. Não podemos mais aceitar este tipo de administração municipal. Infelizmente ainda temos vereadores que apóiam este governo. Ver. Carlos: Me entristece saber que uma parte do Uruguai assiste nosso carnaval pela TV. É uma vergonha para todos nós. Este é o modelo Democratas de fazer carnaval. Verª. Elisangela: É difícil falar do carnaval do Chuí. Os próprios vereadores do Democratas estão indignados com a organização de nosso carnaval. A casa ano nosso carnaval piora. Sou a favor de um carnaval popular, onde toda comunidade possa participar. Não concordo que o carnaval seja apenas para os que estão nos camarotes. Quem está de fora não tem nem como ver o carnaval. Serei a favor de um projeto de carnaval popular e igualitário. Este carnaval não tem mais sustentação. Hoje os próprios vereadores do Democratas concordam com a desorganização do carnaval. A Escola de Samba Portelinha e Juventude Unida com todo o sacrifício apresentaram um ótimo carnaval. Devem ser valorizados. Parabenizo também a Gaiola das Loucas, blocos que participaram do carnaval. Agradeço a Brigada Militar, Conselho Tutelar e demais órgãos que trabalharam neste carnaval. Aprovamos a lei que regulamenta o trânsito em nossa cidade, mas durante o fim de semana do carnaval continuávamos sem os guardas-municipais de trânsito. Gostaria de saber informações quanto ao semáforo que seria colocado no Chuí? Ver. Diego: Trarei uma resposta formal na próxima semana. Mas pelo que sei, o semáforo que encontra-se no Chuy, seria instalado em conjunto na Avenida Internacional. Verª. Elisangela: Parabéns à nova patronagem do CTG. Ver. Alencar: Quanto a retirada de recursos do carnaval. Retiramos recursos para beneficiar a cidade. O Executivo jogou dinheiro para o alto, pois não tivemos turismo algum neste carnaval. Não tivemos benefício algum ao pagar valores altíssimos para uma apresentação de uma escola de samba de Pelotas em uma avenida vazia às cinco horas da madrugada. Sugiro a vereadora Valada e ao Presidente da Escola de Samba Unidos da Portelinha, Sr. Valdir Correa, que procurem os meios de comunicação para informar a população dos transtornos ocorridos com esta agremiação em nosso carnaval. Em 2009 o prefeito apresentou um projeto de restauração da avenida Samuel Priliac. Lutei e consegui uma emenda de R$ 100.000,00 para a obra com o deputado federal Fernando Marroni que me confirmou ontem na Audiência Pública na Câmara que essa verba esta garantida assim como a das obras do PAC para saneamento do município. Ver. Hugo: Com certeza a prefeitura arrecadou com o carnaval. Houve venda de camarotes, arquibancadas e espaços para gastronomia. Ver. Carlos: Proponho um pedido de informação sobre esta arrecadação. Ver. Luis: Devemos nomear uma comissão para acompanhamento do carnaval. Ver. Hugo: A Câmara tem mecanismos para punir o prefeito. Encaminharei um pedido de afastamento do prefeito devido ao abusivo gasto com diárias, entre outras irregularidades. Se tivermos seis votos, o prefeito será afastado. Verª. Valda: Parabéns ao Conselho Tutelar, na pessoa do presidente René pelo trabalho prestado à comunidade no carnaval. Verª. Vera: Parabéns ao PT por garantir as emendas ao nosso município, mesmo com corte de gastos em diversos setores do governo. Agradeço o apoio dos colegas na proposta de homenagem à escola Marechal. Defendo o corte de gastos no executivo municipal, mas não condeno o prefeito por indicar sua esposa, uma pessoa competente como secretária. O prefeito irá arcar com as conseqüências de seus atos. Sou a favor de concurso público e contra as contratações emergenciais, por isso defendo a convocação do Secretário Geral de Governo para prestar esclarecimentos à Câmara. Ver. Luis: A Rede Record apresentou uma série de reportagens de políticos brasileiros utilizando os carros oficiais para benefício pessoal. Todos nós sabemos que nosso prefeito utiliza o carro oficial para ir jogar a Quinela ou fazer compras. Essa atitude se não é ilegal, é imoral. Sabemos que os vereadores não são obrigados a ficar nas explicações pessoais, mas discordo de vereadores como o vereador Zandonai, que deixam a sessão antes de seu término. Ver. Hugo: Proponho o desconto do salário dos vereadores que se ausentam antes do final da Sessão. Ver. Luis: Se este desconto não for inconstitucional, sugiro a alteração do Regimento Interno.
Como nada mais houve a ser tratado foi encerrada a sessão da qual lavrou-se a presente ata.

Secretário Presidente