Vereadores do CHUI

Vereadores do CHUI
Diego, Zandonai, Valda, Alencar, Hugo (Presidente), Elisangela, Vera, Carlos e Luis

quinta-feira, 19 de maio de 2011

ATA N° 016/2011

SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO CHUÍ, aos nove dias do mês de maio do ano de dois mil e onze, presentes os senhores vereadores: Carlos Henrique Segóvia, PP, Presidente; Hugo David Gonzáles Borges, Luis Alberto Soares e Elisangela Caetano Martinez, PP; Alencar Rocha Borges, PT; Diego Oliveira Mena; Valdaci Padão Garcia Campos e Paulo Gustavo Zandonai, DEM; e Vera Regina Ramirez Flores, PR. Havendo número legal foram abertos os trabalhos, lida e aprovada a Ata da Sessão anterior.
EXPEDIENTE
Carta de Apresentação do músico João Batista solicitando apoio para gravação de documentário sobre a América Latina. (Anexo projeto).
Processo número 079/2011. Pedido de Providências N° 017/11, de autoria da vereadora Elisangela Caetano Martinez, PP, que solicita ao Poder Executivo Sinalização de Trânsito na Via Pública. À Ordem do Dia.
Processo número 080/2011. Pedido de Providências N° 018/11, de autoria do vereador Alencar Rocha Borges, PT, que solicita ao Poder Executivo providências para construção de abrigo de ônibus. À Ordem do Dia.
Processo número 081/2011. Pedido de Providências N° 019/11, de autoria do vereador Alencar Rocha Borges, PT, que solicita ao Poder Executivo providências para a colocação de redutor de velocidade na Rua Raul Cotta de Mello. À Ordem do Dia.
Processo número 082/2011. Pedido de Providências N° 020/11, de autoria do vereador Luis Alberto Soares, PP, que solicita ao Poder Executivo providências para a limpeza de valetas, retirada de entulhos e capina nas ruas. À Ordem do Dia.
Processo número 083/2011. Moção de Apoio N° 002/11, de autoria da vereadora Elisangela Caetano Martinez , PP, e do vereador Alencar Rocha Borges, PT, que outorga apoio ao Grupo Bosque Chuí para obtenção de veículo por cedência através da Receita Federal. À Ordem do Dia.
Processo número 084/2011. Moção de Apoio N° 003/11, de autoria da vereadora Valdaci Padão Garcia Campos, DEM, e vereadores Diego Mena, DEM, Luis Alberto Soares, PP, e Carlos Henrique Segóvia, PP, que outorga apoio e solidariedade a Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Soares de Andréa para a Conclusão do Ginásio de Esportes. À Ordem do Dia.
Processo número 085/2011. Requerimento N° 005/11, de autoria do vereador Carlos Henrique Segóvia, PP, requer ao Poder Executivo o envio de cópia do balancete original de receita e despesa de 2010. À Ordem do Dia.
Processo número 086/2011. Requerimento N° 006/11, de autoria dos vereadores Carlos Henrique Segóvia e Luis Alberto Soares, ambos PP, que propõe a convocação do secretário municipal de esportes, cultura e turismo para ser ouvido em plenário. À Ordem do Dia.
Processo número 087/2011. Pedido de Informação N° 018/11, de autoria dos vereadores Carlos Henrique Segóvia e Luis Alberto Soares, ambos PP, que solicita ao Poder Executivo informar dados da substituição do veículo oficial do gabinete do prefeito. À Ordem do Dia.
Processo número 088/2011. Pedido de Providências N° 021/11, de autoria do vereador Carlos Henrique Segóvia, PP, que solicita ao Poder Executivo providências para tapar buracos na Rua “Q” no Bairro Isolina Gomes. À Ordem do Dia.
Processo número 090/2011. Pedido de Providências N° 022/11, de autoria dos vereadores Carlos Henrique Segóvia e Luis Alberto Soares, ambos PP, que solicita ao Poder Executivo providências para a reposição de lâmpadas queimadas nos bairros. À Ordem do Dia.
ORDEM DO DIA
Processo número 079/2011. Pedido de Providências N° 017/11, de autoria da vereadora Elisangela Caetano Martinez, PP, que solicita ao Poder Executivo Sinalização de Trânsito na Via Pública. Verª. Elisangela: O Entroncamento entre as ruas Peru e Nicarágua foi pavimentado. Os automóveis passaram a circular com grande velocidade no local. Por isto o pedido de sinalização do trânsito. Aprovado por Unanimidade.
Processo número 080/2011. Pedido de Providências N° 018/11, de autoria do vereador Alencar Rocha Borges, PT, que solicita ao Poder Executivo providências para construção de abrigo de ônibus. . Ver. Alencar: Moradores da Rua Raul Rota de Mello reivindicaram um abrigo de ônibus para que as crianças possam se abrigar do frio e da chuva enquanto esperam o transporte escolar. Aprovado por Unanimidade.
Processo número 081/2011. Pedido de Providências N° 019/11, de autoria do vereador Alencar Rocha Borges, PT, que solicita ao Poder Executivo providências para a colocação de redutor de velocidade na Rua Raul Cotta de Mello. Ver. Alencar: Este projeto contempla o pedido de construção de abrigo de ônibus pois visa que os automóveis que transitam em frente à esta parada de ônibus, reduzam a velocidade. Aprovado por Unanimidade.
Processo número 082/2011. Pedido de Providências N° 020/11, de autoria do vereador Luis Alberto Soares, PP, que solicita ao Poder Executivo providências para a limpeza de valetas, retirada de entulhos e capina nas ruas. Ver. Luis: Tivemos duas chuvas fortes em nosso município que geraram um caos. Para evitarmos novamente estes transtornos, a prefeitura deve no mínimo, realizar a limpeza de valetas. Para evitar que o Secretário de Obras diga que desconhece o pedido, protocolarei o mesmo na Secretaria. Ver. Carlos: Devemos adotar este método para todos os processos. Ver. Hugo: A argumentação de que não é possível contratar funcionários para a limpeza pública por falta de recursos no município não pode ser defendida pelo prefeito, já que sobram recursos para a nomeação de sua esposa como secretária geral de governo e para seu abuso com diárias. Ver. Zandonai: No dia 18 de maio será aberta licitação para a capina em nosso município. Ver. Carlos: Espero que não aconteça o que ocorreu na antiga licitação que foi cancelada. Aprovado por Unanimidade.
Processo número 083/2011. Moção de Apoio N° 002/11, de autoria da vereadora Elisangela Caetano Martinez , PP, e do vereador Alencar Rocha Borges, PT, que outorga apoio ao Grupo Bosque Chuí para obtenção de veículo por cedência através da Receita Federal. Ver. Alencar: Tendo em vista o trabalho realizado pelo Grupo Bosque e o senhor Douglas Mendes em favor do Meio Ambiente e a manutenção do canteiro central da Avenida Internacional sem nenhum auxílio da prefeitura municipal gerando desgaste de seu veículo próprio estou encaminhando esta Moção junto com a vereadora Elisangela. A Receita Federal a poucos dias doou dois automóveis para a prefeitura. Queremos encaminhar esta moção anexada com o pedido do Grupo Bosque para tentar providenciar a doação de um automóvel para o Grupo. Verª. Elisangela: O senhor Douglas Mendes faz um belo trabalho voluntário para nossa comunidade, cuidando o canteiro central da Avenida Internacional e merece um apoio já que o mesmo vem utilizando seu veículo próprio, arcando a vários anos com o custo de manutenção. Por este motivo estamos encaminhando esta moção de apoio à doação de um automóvel para o Grupo Bosque. Ver. Zandonai: O senhor Douglas Mendes era contratado pela prefeitura para trabalhar, mas foi aposentado por motivos de saúde, portanto não é possível a contratação do mesmo pelo executivo. De qualquer maneira, a Prefeitura Municipal tem auxiliado o trabalho do Grupo a partir de doação de materiais utilizados no embelezamento do canteiro central. Ver. Hugo: Temos o senhor Douglas que utiliza o automóvel particular para fins públicos e o prefeito municipal que utiliza o carro oficial para uso pessoal. Quanta diferença. Aprovado por Unanimidade.
Processo número 084/2011. Moção de Apoio N° 003/11, de autoria da vereadora Valdaci Padão Garcia Campos, DEM, e vereadores Diego Mena, DEM, Luis Alberto Soares, PP, e Carlos Henrique Segóvia, PP, que outorga apoio e solidariedade a Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Soares de Andréa para a Conclusão do Ginásio de Esportes. Ver. Luis: Semana passada estivemos no Departamento de Assuntos Municipais e fomos informados que a obra de conclusão do ginásio da escola não estava como uma obra prioritária. O senhor Glauber, Diretor do DAM, sugeriu que fosse realizado um abaixo assinado e uma Moção de Apoio à serem encaminhadas a 18ª CRE. Desta maneira a obra poderia passar a ser prioritária. A pouco tempo o vereador Alencar também tinha solicitado a priorização da obra. Ver. Alencar: Assinei o abaixo assinado para ajudar a reforçar o solicitação da diretora Sandra Havermam que encaminhei ao deputado Alexandre Lindenmeyer e reforcei em Audiência Pública com a deputada Miriam Marroni, Líder do Governo Tarso. Amanhã estarei viajando a Porto Alegre para visitar o gabinete do deputado Alexandre Lindenmeyer para buscar a priorização da obra. Aprovado por Unanimidade.
Processo número 085/2011. Requerimento N° 005/11, de autoria do vereador Carlos Henrique Segóvia, PP, requer ao Poder Executivo o envio de cópia do balancete original de receita e despesa de 2010. Passada a presidência ao vereador Diego Mena. Ver. Carlos: Tive algumas dúvidas sobre a matéria. Gostaria da aprovação dos vereadores para poder sanar estas dúvidas. Aprovado por Unanimidade.
Processo número 086/2011. Requerimento N° 006/11, de autoria dos vereadores Carlos Henrique Segóvia e Luis Alberto Soares, ambos PP, que propõe a convocação do secretário municipal de esportes, cultura e turismo para ser ouvido em plenário. Ver. Luis: Propomos a convocação do secretário para esclarecer o cronograma e informar o relatório de atividades da secretaria. Ver. Hugo: Faço parte da Comissão de Análise do Carnaval e ainda não obtivemos informações referentes à prestação de contas do evento. Espero que a contrário da secretária geral de governo, despreparada para o cargo segundo o vereador Zandonai, este secretário compareça à Casa para prestar esclarecimentos. Ver. Zandonai: Defendo a presença dos titulares das pastas para prestar esclarecimentos. E reafirmo que por estar à apenas um mês no cargo, a secretária geral do governo ainda não está preparada para vir à Câmara prestar esclarecimentos sobre o cargo. Ver. Alencar: Antes de assumir o cargo e passar a receber quase R$ 3.000,00 os secretários devem se qualificar para ocupar os cargos. Verª. Elisangela: Quantos secretários foram convocados à Casa e não compareceram. Ver. Carlos: Somente o secretário geral de governo não se fez presente a Casa. Verª. Elisangela: Proponho que o comparecimento dos secretários municipais à Casa se dê de acordo com a ordem de convocação. Aprovado por Unanimidade.
Processo número 087/2011. Pedido de Informação N° 018/11, de autoria dos vereadores Carlos Henrique Segóvia e Luis Alberto Soares, ambos PP, que solicita ao Poder Executivo informar dados da substituição do veículo oficial do gabinete do prefeito. Ver. Luis: Gostaria de obter informações sobre a venda do antigo carro do prefeito e o valor de compra do novo carro. Quando estive acompanhando as obras na Rua Paraguai fui informado pela equipe da prefeitura que prestava a obra que o braço da retro escavadeira estava estragado e que o custo para recuperação era de menos de dez mil reais. Não entendo como a prefeitura alega não ter recurso para recuperar a máquina, mas sim para comprar um carro novo para o prefeito. Ver. Zandonai: A retro não foi concertada pelo fato de que manutenção de equipamentos com custo superior a sete mil reais, necessitar licitação. Ver. Hugo: O engraçado é que para a aquisição de carro novo, não houve problemas com licitação. Aprovado por Unanimidade.
Processo número 088/2011. Pedido de Providências N° 021/11, de autoria do vereador Carlos Henrique Segóvia, PP, que solicita ao Poder Executivo providências para tapar buracos na Rua “Q” no Bairro Isolina Gomes. Verª. Valda: Questiono o pedido do presidente. Não deveríamos fazer um pedido somente para uma rua. Todas as ruas estão estragadas em nosso município. Verª. Elisangela: As melhorias poderão ser resolvidas com o carro do prefeito, pois o dinheiro gasto na aquisição de um novo carro deveria ser utilizado para a recuperação de máquinas. Ver. Carlos: Buscamos solucionar os problemas passo a passo. N próxima semana apresentarei todos os projetos que visavam recuperação de ruas na imprensa para contradizer as declarações do secretário de obras, de que apenas reclamamos, sem apresentar indicações. Ver. Hugo: Concordo com o abandono de nossa cidade. Porém discordo que seja apenas o prefeito o único culpado. Os partidos, DEM, PR, PPS e PMDB também são culpados, pois são eles que dão sustentação ao prefeito municipal. Ver. Zandonai: Estes partidos apóiam o governo mesmo com ruas esburacadas por que sabem que nossa prioridade é a saúde e a educação Itens nota dez em nossa administração. Ver. Carlos: Temos um buraco de mais de um metro de diâmetro até mesmo na Avenida Internacional. Ver. Zandonai: este problema já esta sendo solucionado. Ver. Luis: O que as demais secretarias do governo fazem com seu orçamento? Verª. Valda: Para termos saúde precisamos de valetas cobertas. Ver. Luis: Temos pessoas andando no meio do barro e do pastiçal em nossa cidade. Este é um problema de saúde pública. Ver. Alencar: A saúde não é nota dez. Se não fosse eu e o vereador Luis denunciarmos as falhas no atendimento, não teríamos atendimento médico no Posto de Saúde até às 22 horas. Aprovado por Unanimidade.
Processo número 090/2011. Pedido de Providências N° 022/11, de autoria dos vereadores Carlos Henrique Segóvia e Luis Alberto Soares, ambos PP, que solicita ao Poder Executivo providências para a reposição de lâmpadas queimadas nos bairros. Ver. Luis: Basta andarmos nas ruas para ver que a iluminação pública está precária. Encaminhei oficio ao secretário de obras informando todos os postes que estavam com lâmpadas queimadas. Ver. Carlos: Várias pessoas vêm reivindicando a colocação de lâmpadas para iluminação pública. Foram comprados doze mil reais em lâmpadas. Porque as lâmpadas não foram colocadas? Ver. Zandonai: Temos o material, porém o único eletricista da prefeitura está com problemas de saúde e não está trabalhando todos os dias. Para a realização deste serviço, necessitamos profissional da área. Verª. Valda: Sugiro a contratação de um eletricista para realizar a colocação de lâmpadas. Ver. Carlos: Esse profissional deve ter seu direito a tratamento de saúde respeitado. Ver. Zandonai: Enquanto ele não for afastado, não é possível a contratação de outro funcionário. Ver. Hugo: Sugiro a contratação de outro eletricista. Aprovado por Unanimidade.
E X P L I C A Ç Õ E S P E S S O A I S
Verª. Vera: Parabéns professora Ligia Corrêa e a Conselheira Tutelar Valéria Correa por seus aniversários. Aguardo a aprovação das contratações de professores. Informo o vereador Hugo que sei decidir muito bem na hora de votar. Verª. Valda: Sempre defendi que esta legislação da câmara iria fazer a diferença. Depois de muita luta conseguimos a retomada da obra do SESC e do Ginásio da Escola General Artigas. A semana passada foi muito produtiva, pois fui a Porto Alegre, junto com os colegas Diego, Luis e Carlos, gastando apenas uma diária cada, ao contrário do gasto de mais de R$ 13.000,00 em diárias pelo prefeito no primeiro trimestre de 2011. Nessa ida a capital estivemos na secretaria de educação, no SESC, no DAER e na UVERGS para trazer bons resultados para o município. Agradeço o apoio dos vereadores Luis e Carlos pelo apoio que nos brindaram em Porto Alegre, inclusive convidando-nos para participar de um churrasco na cobertura do Deputado Estadual Pedro Westfalen, com mais de duzentos convidados. Agradeço o presidente da ASMUC, Euzébio Bermudez, por mais uma vez lembrar dos associados no Dia das Mães. Parabéns ao Sr. Paulo Mena, Patrão do CTG, assim como o Sr. Cesar, Vice-patrão e à senhora Eva Teresinha Pereira, secretária da entidade e toda Patronagem pela festa realizada no final de semana. Parabéns também ao Grupo Balanço Campeiro. Agradeço a homenagem que recebi do Grupo de Pagode da Unidos da Portelinha. Esta homenagem foi muito especial, pois também foi feita à Alcaldesa do Chuy, Mary Urse. Espero que em breve o Chuí tenha um comedor municipal à exemplo do Chuy. Participei junto com os vereadores Luis e Alencar da reunião do Conselho da Saúde onde apresentamos algumas reivindicações da comunidade e elogiamos a campanha de vacinação e a volta do horário de atendimento no posto de saúde até as 22 horas. Também reivindicamos melhorias no atendimento de ginecologia do posto. Neste domingo estarei servindo um chá para as mães. Agradeço minha equipe pelo apoio prestado nos eventos que organizo. Ver. Alencar: Amanhã estarei em Porto Alegre entregando um ofício na Secretaria Estadual de administração e Recursos Humanos, solicitando a doação de um veículo para a secretaria de agricultura do município. Também visitarei a Assembléia Legislativa, para entre outros assuntos, buscar a conclusão da obra do ginásio da Escola Marechal Soares de Andrea. Ver. Luis: Parabéns às mães pelo seu dia. Parabéns ao CTG Querência do Chuí pelo almoço realizado em homenagem às mães. No Facebook li um relato de uma filiada ao DEM que diz que não abre mão de ser honesta e fiel. Porém a mesma pessoa critica a falta de argumentos do Líder de Governo e o não comparecimento da vice-prefeita e da Secretária Geral de Governo para fazer com que os recursos que vem para o município não sejam perdidos pela incapacidade de diálogo do atual governo. Assim como esta pessoa, vários munícipes estão descontentes com a atual administração municipal. Passada a presidência ao vereador Diego. Ver. Carlos: Há poucos dias fotografei o novo carro do prefeito. Quanto às contratações de professores em caráter emergencial, esclareço a vereadora Vera que a UVERGS está assessorando a câmara de vereadores e em breve teremos o parecer. Vereador Diego Mena, o senhor foi trocado de setor na administração municipal. Ver. Diego: Sim. Fui para o setor de Agricultura. Ver. Carlos: Provavelmente essa transferência deve-se às críticas feitas pelo vereador à atual administração. Em entrevista ao Canal 4, eu e os vereadores Luis, Diego e Valda, trabalhando conjuntamente por nossa comunidade, informamos o inicio das obras da estrada Chuí - Barra. Essa obra havia sido prometida e anunciada pelo Governo Yeda, porém ficando apenas no papel. Fomos muito bem recebidos pelo Diretor do DAER. Agradeço o apoio dos deputados Gerônimo Goergen e Pedro Westfalen pelo apoio na agilização desta obra. Ver. Luis: O que o DAER irá fazer no momento é apenas uma operação tapa-buracos. Por reivindicações destes vereadores, teremos em breve a colocação de guard-rails nesta estrada. Ver. Carlos: O Diretor do DAER informou que em breve teremos o guard-rails na curva da ponte e também a conclusão da operação tapa-buracos, poda das arvores no entorno da RS e possivelmente a sinalização e pintura da estrada. O Diretor a pedido destes vereadores a partir da entrega de um abaixo assinado comprometeu se em incluir o trecho de 800 metros entre o trevo e a ponte sobre o Arroio Chuí. Sobre o não comparecimento do secretario geral de governo na Casa, estão sendo tomadas as medidas legais para que os mesmos compareçam a Casa. Hoje foi dispensada a leitura da ata à pedido do vereador Hugo. Verª. Valda: Tínhamos entrado em acordo que à copia das atas seriam entregues aos vereadores nas quintas-feiras, tornando assim desnecessária a leitura das atas nas Sessões. Ver. Carlos: Adotaremos este critério a partir da próxima Sessão. Indigna-me receber do Líder de Governo que a iluminação pública está em déficit devido a problemas de saúde com o eletricista da prefeitura. Recebemos diversos projetos de contratação emergencial em diversas áreas do município, porque não fazem o mesmo com relação a iluminação pública. A prefeitura argumenta que não tem como aumentar o salário dos funcionários, porém o prefeito compra carro oficial novo, abusa das diárias e nomeia sua esposa secretária. Ver. Diego: Temos uma lei sancionada pelo prefeito que prevê o reajuste do funcionalismo para o mês de abril de a cada ano, mas a lei não está sendo cumprida. Ver. Carlos: Quem sancionou essa lei fui eu porque o prefeito não quis sancioná-la. Foi conseguida uma emenda com o PT para reconstrução do antigo prédio da sub-prefeitura, mas a prefeitura perdeu a emenda devido a falta de planejamento. A prefeitura gasta um absurdo com aluguel em nosso município quando tem prédios públicos abandonados e mesmo assim perde recursos para reformá-los. O prefeito viaja com recursos públicos para fins particulares porque não trás recursos para o município. A vice-prefeita só aparece na internet e dizendo que tudo está uma alegria. O democratas está fazendo uma péssima administração em nosso partido. Ver. Hugo: Não são só o Democratas, porque existem outros partidos que lhe dão apoio. Ver. Carlos: Quando os partidos estão agindo errados, seus filiados devem mudar o rumo desses partidos, se não fazem é porque compactuam com essas irregularidades. O vereador Diego e a vereadora Valda têm discordado com o prefeito em alguns pontos, passando a sofrer represálias. Parece que o Democratas adota um sistema ditatorial internamente. Sabemos que alguns vereadores não votam contra o prefeito porque a exemplo dos vereadores Zandonai e Vera, tem seus conjugues ocupando cargos de confiança na prefeitura. Não agimos desta maneira, empregando conjugues. Tenho a certeza que se o PP chegasse a prefeitura não adotaria esta postura imoral. O Chuy Uruguai está se organizando a partir da posse da Alcaldesa Mary Urse, mas nosso município a cada ano está pior, com mais buracos nas ruas e com menos iluminação pública. Ver. Zandonai: É muito bom ser oposição. É fácil jogar pedra em telhado de vidro. Li no jornal Liberal que quem anunciou o inicio das obras na estrada da Barra foi o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Vitória do Palmar. Ver. Alencar: O presidente da Câmara de Santa Vitória é ligado a Deputada Estadual Miriam Marroni, Líder do Governo Tarso. A operação tapa-buracos na estrada da Barra foi uma reivindicação minha em Audiência Pública com a Deputada em março aqui na Câmara de Vereadores. Quanto à estrada do Hermenegildo, esta foi uma reivindicação do vereador Neri em Audiência Pública com a deputada. Ver. Zandonai: Quanto a suposta integrante do DEM, esclareço que todos temos a liberdade para pensarmos o que quisermos. Quanto a votação do recurso para o CRAS, o projeto deveria ser votado, independente de quem votaria contra ou à favor. Quanto ao PROVIAS, me reuni junto com o prefeito e o procurador do município e foi esclarecido pela gerente do Banco do Brasil que ela não falou que os recursos não estavam sendo repassados para o município devido ao índice da folha de pagamento. Quanto às suposições do vereador Hugo de que o DEM tenha um Líder e que o mesmo seja o senhor Mohamed. Informo a todos que foi o senhor Mohamed quem pagou as despesas para que o senhor Hugo e o senhor Lester se tronassem advogados, pois houve apontamento do tribunal de contas e o prefeito foi obrigado a arcar com as despesas da casa alugada em Rio Grande pela prefeitura do Chuí para servir de Casa do Estudante. Ver. Hugo: Parece que o vereador Zandonai exige de mim uma dívida de gratidão eterna ao senhor Mohamed por ter propiciado o aluguel de uma casa para estudantes em Rio Grande com dinheiro público do município. Verª. Valda: Tenho certeza de que a gerente do Banco do Brasil informou que a prefeitura tinha perdido o PROVIAS porque tinha estourado a folha de pagamento e a Secretaria do Tesouro Nacional não liberava recursos empréstimo para municípios nessa situação. Solicito que a gerente compareça à Casa para prestar esclarecimentos. Ver. Carlos: Será providenciado um convite convocando a gerente do Banco do Brasil. Neste momento não estão presentes os vereadores Zandonai, Vera e Elisangela. Verª. Valda: O projeto do CRAS não foi votado pela Casa porque o projeto já está funcionando, independente de apreciação pela Câmara. Quando o vereador Zandonai alega que R$ 54.000,00 em recursos deixarão de beneficiar nossa comunidade, esclareço que R$ 44.000,00 desse montante serão para despesas com pessoal. Verª. Elisangela: Mas essas pessoas que vão trabalhar, trabalharão com a comunidade? Verª.Valda: O que sei é que esse recurso de R$ 44.000,00 é para despesas com pessoal. Esclareço que se não tivermos CRAS no município, as famílias beneficiadas pelo Bolsa-Família, não perderão seus benefícios. A prefeitura poderia ceder funcionários e utilizar esses recursos para melhorias para a população carente. As pessoas que trabalham no CREAS estão a dois anos sem poder fazer um curso, porque a quase totalidade destes recursos é para pagamento de funcionários. Ver. Carlos: Os recursos previstos para manutenção da estrutura são ínfimos. Verª. Valda: A prefeitura adquiriu uma ambulância da SAMU, mas não pode utilizar, pois não tem equipe para trabalhar. O executivo municipal não executa nada em nossa cidade. Seguimos com diversos problemas sem serem solucionados em nossa comunidade. No carnaval solicitei ao prefeito providências para a solução de alguns problemas, mas até agora nada foi feito. Ver. Hugo: Ficou demonstrado que nossa administração está errada. Por este motivo voto contrário a estes projetos de contratação emergencial. Não podemos ter consideração com este governo que tão pouco faz por nosso município. Espero que os partidos da base aliada do governo pensem em nossos professores, funcionários públicos e população em geral e abandonem este governo impopular. A vice-prefeita ao invés de procurar solucionar os problemas de nosso município, prefere viajar para o nordeste para fazer turismo. Ver. Luis: Quanto às obras na estrada da Barra, ninguém quer ser pai de criança, apenas lutamos por melhorias por nossa comunidade. Por exemplo, a matéria que diz que a prefeitura conquistou o SESC para a cidade não está correta, já que a unidade do SESC no município só foi possível devido à aprovação do projeto pela Casa. O Líder de Governo poderá se manifestar sobre a reforma da tubulação da Rua João Aristides, que só ocorreu após protestos por parte da população. A obra de construção do ginásio da Escola General Artigas só foi possível a partir de uma emenda do deputado Vilson Covatti do PP. Os partidos que tem trazido recursos para o município são o PP, com R$ 350.000,00 somente este ano e o PT. Ver. Alencar: Estamos tentando resgatar a emenda de reforma do antigo prédio da sub-prefeitura via Ministério da Cultura. Temos mais uma emenda de R$ 100.000,oo do deputado Marca Maia, que se somam aos R$ 100.000,00 destinados pelo deputado Fernando Marroni para a Avenida Samuel Priliac e serão liberados mais R$ 100.000,00 para aquisição de uma patrulha agrícola por parte do deputado Henrique Fontana. A oposição ajuda o município, mas administração municipal tem perdido diversos recursos. Ver. Carlos: Até mesmo o PSD que ainda nem foi fundado já tem feito repasses para o município a partir do deputado Claudio Diaz. Porém o DEM não traz recurso algum para o município. Ver. Luis: Sem ser governo já auxiliamos o município, sendo governo poderíamos auxiliar muito mais. No Jornal Fronteiriço tivemos uma matéria sobre o descaso da CEEE no município do Chuí. Por questões políticas o novo governo estadual mudou o responsável pela CEEE na região. A população já notou as diferenças negativas. Teremos uma reunião em breve com o novo gerente da CEEE e faremos as devidas reivindicações a fim de solucionar os problemas no município. Ver. Carlos: O PT está cometendo o mesmo equivoco do DEM. Ver. Luis: Não podemos nomear pessoas sem experiência para ocupar os cargos. Verª. Vera: Existem secretários do DEM no município que não perdem verbas, como o caso do secretário de educação, Ronaldo Flores que conseguiu recursos para conclusão do ginásio da Escola Artigas com o deputado Vilson Covatti do PP. Tenho mantido contato com o Presidente do PR, Cajar Nardes, que me repassou o mapa das obras que serão aplicadas pelo DNIT em nosso município. O mesmo informou-me que o trecho entre o trevo e a ponte sobre o arroio Chuí será concluído no segundo semestre de 2011. Ver. Diego: Solicito o encaminhamento de um ofício para o Procurador do Município para que este repasse à Casa a Lei que regulamenta as funções gratificadas na administração municipal. A respeito da Casa do Estudante paga pela prefeitura na administração Mohamed, acredito que ele tenha cumprido com sua obrigação. Fico triste em saber que com relação à suas obrigações, mesmo só passou a cumprir com as suas, pagando à apenas dois meses o IPTU de sua residência. Valor que não foi pago por mais de dez anos por parte do ex-prefeito. Ver. Hugo: Agradeço a toda população do Chuí por ter me oportunizado a possibilidade de estudar. Por isso tenho buscado contribuir com minha comunidade. Verª. Valda: Agradeço o apoio do Diretor do DAER por seu apoio quanto a reforma da estrada Chuí – Barra. Ver. Alencar: Muitos de nós vereadores estamos tendo que realizar tarefas que são de responsabilidade do executivo já que o prefeito municipal gasta um absurdo com diárias, mas não consegue nenhuma melhoria para nosso município. Quanto à questão da CEEE, teremos uma reunião nesta sexta-feira com o gerente regional. Acredito que primeiramente devamos passar as reivindicações para o gerente e fazer críticas a seu trabalho, somente se estas reivindicações não forem atendidas. Ver. Carlos: Estamos sempre lutando para conseguir recursos para nosso município. Ver. Luis: Nós realizamos uma oposição construtiva, pensando no bem do município. Ver. Diego: Amanhã teremos a confirmação de uma reunião na sexta-feira com o Inspetor-chefe da Polícia Federal Mário dos Santos. Convido todos os vereadores para participar desta reunião em conjunto com o Conselho Tutelar para esclarecer a questão da doação de automóvel para a entidade, já que pelas ultimas informações que tivemos o veículo não será repassado para este órgão. Um abraço a todos que me acompanham pelo twitter, especialmente aos assessores do PSD. Ver. Hugo: Quando faço críticas à vereadora Vera, estas críticas dizem respeito a seu posicionamento favorável a atual administração. Espero que esta vereadora assim como demais integrantes dos partidos que compõe o governo possam adotar uma outra postura e participar de uma grande frente para mudar o Chuí.
Como nada mais houve a ser tratado foi encerrada a sessão da qual lavrou-se a presente ata.

Secretário Presidente